sábado, 28 de maio de 2011

Restauração Caloi Extra Light

Texto e fotos de Marcelo Afornali
Esta é uma das referências em termos de originalidade nas bicicletas Caloi modelo ExtraLight. A bicicleta foi comprada originalmente em 1983, numa loja na cidade de Ponta Grossa, no interior do Paraná, a bike voltou no mesmo local para ser vendida 24 anos depois.
Todas as peças constavam no conjunto e a bicicleta realmente havia sido pouco rodada, apenas havia marcado as laterais dos aros e nada mais.
Em julho de 2007, comprei, embalei e trouxe-a para Curitiba, sua nova moradia.
Após a desmontagem (nunca havia sido desmontada), os pequenos riscos foram retocados com a tinta original e uma limpeza geral foi feita, bem como polimento adequado.
Uma bicicleta neste estado é raríssima de encontrar, já que foram destinadas a um esporte que as deteriorava por inteiro. Quando não utilizadas em competições, serviam para manobras radicais e pequenos pulos em terrenos baldios.


Achar uma bicicleta neste estado é praticamente Impossível, pintá-la então, seria verdadeiro sacrilégio, por isso a mantive a pintura original.Mecanicamente perfeita, bastou um trabalho de montagem para que voltasse a rodar perfeitamente, como se tivesse saído da loja naquele momento. Esta bicicleta foi o “furor” desde seu lançamento, em 1983, até meados dos anos 80, quando perdeu terreno e acabou ficando “feia” por alterações no seu projeto original.
FICHA TÉCNICA
Marca: Caloi
Modelo: Extra-Light aro 20 – original de fábrica
Ano: 1983
Origem: Brasil
Proprietário: Marcelo Eduardo Afornali
Cidade: Curitiba, PR
Quadro e garfo: Caloi 1983 (loop tail) nº 003506
Manoplas: Edplas (side by side) de vinil
Selim: Ducor
Guidão: em “V” – em alumínio (Japão)
Mesa: Win – em alumínio/Cr-Mo (Japão)
Canote: Nagaoka 22,2 mm – em alumínio estriado (Japão)
Pinças de freio: Dia-compe 890 x 120 – em alumínio (Japão)
Manetes: Dia-compe Tech-3 (onefinger) – em alumínio (Japão)
Pneu dianteiro: N.T.K.K. Motocross – 20 x 2,125 (Japão)
Pneu traseiro: N.T.K.K. Motocross – 20 x 1,75 (Japão)
Aros: Araya 7C / 20 x 1,75 – em alumínio (Japão)
Cubo dianteiro: Sunshine eixo 5/16 – em alumínio (Japão)
Cubo traseiro: Sunshine eixo 3/8 – em alumínio (Japão)
Pedivela: Sugino GT 3 170 mm – em alumínio (Japão)
Coroa Sugino: BMX 44 D – em alumínio (Japão)
Movimento central: Sugino 50 mm – Cr-Mo (Japão)
Roda livre: Suntour 16 D – Cr-Mo (Japão)
Pedais: KKT Lightning (FMX) – em alumínio/Cr-Mo (Japão)
Corrente: D.I.D. 2N com fecho – em aço (Japão)
Esta entrada foi publicada em Vintage e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário