terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Pedal Urbano !


 Pedal Urbano!
 
Pedal Urbano , A proposta  é justamente essa: de destacar a simplicidade do andar de bicicleta. O passeio não tem inscrição, não tem custo, não tem escolta motorizada,  basta comparecer com a sua bicicleta e pedalar.

Os roteiros são variados, procuram visitar lugares da cidade pouco conhecidos, e em geral o grau de dificuldade é baixo. Todo passeio tem um ou mais padrinhos – os responsáveis pela condução do grupo -, definidos previamente ou na hora da saída.


      As diretrizes do pedal são as seguintes:

- Cada ciclista é completamente responsável pela sua própria segurança, e deve agir sempre de forma defensiva, com o mesmo cuidado que teria se estivesse pedalando sozinho. 

O fato de estar pedalando em grupo não o exime dessa preocupação.

- É altamente recomendável que todos usem capacete, luvas, roupas claras, pisca traseiro, farol ou pisca dianteiro e adesivos refletivos no quadro da bicicleta.

- A ideia é que esses passeios ajudem um pouco as pessoas a aprender a pedalar na cidade, o que é bem diferente de fazer trilhas. Assim, os ciclistas devem sinalizar sua intenção com o braço, observar as regras de circulação, procurar respeitar semáforos e preferências, evitar transitar pela contra-mão e manter-se sempre visíveis e previsíveis. E, sobretudo, estar alertas, porque distrações no trânsito são perigosas.

- Nas vias com mais de uma faixa para automóveis, a estratégia do grupo é ocupar toda a largura da faixa mais à direita, para fazer volume e aumentar a visibilidade e a segurança do grupo. Nas vias com apenas uma faixa, o grupo deve andar em fila indiana, de forma que a via seja compartilhada com o transporte motorizado.

- É intenção também que o passeio chame a atenção de outras pessoas para as vantagens de se transitar de bike pela cidade. Para isso é importante respeitar pedestres, dando-lhes sempre a preferência, e negociar em situações de “conflito” com o transporte motorizado, evitando um contato agressivo – a simpatia é a arma do convencimento.

- Podem participar dos passeios ciclistas de qualquer nível. Uma das intenções é proporcionar a quem quer começar a pedalar uma oportunidade para fazê-lo de forma segura e confiável. Mas pode-se verificar com o padrinho da vez se há naquele dia algum grau de dificuldade adicional.

- Não há compromisso em concluir o passeio: pode-se participar de apenas parte dele, e abortar em qualquer lugar – afinal, estaremos dentro da cidade. Mas é importante que todos fiquem atentos ao itinerário e o tenham em mente desde o começo do pedal, principalmente para não se perder (embora o padrinho promova paradas para ajuntar o grupo de tempos em tempos ao longo do percurso).

Obs:
- Os passeios devem ter em torno de 20 km .


Nenhum comentário:

Postar um comentário