Restauração BMX Pantera
Por Marcelo Afornali
Na segunda metade dos anos 70, mais precisamente no ano de 1978, a Monark, vendo o possível mercado para as bicicletas destinadas à categoria cross, lança a Monark BMX Super e a Monark Especial.
A Super imitava o visual de uma motocicleta com tanque, banco tipo motocicleta e partes plásticas.

Estas bicicletas fizeram um sucesso tão grande, que hoje, passados mais de 20 anos, são consideradas verdadeiras bicicletas clássicas da indústria nacional.
Infelizmente, muitas destas bicicletas perderam-se, pois eram veículos feitos para agüentar pancadas, saltos, tombos, etc, mas nem sempre isto acontecia devido ao uso extremo.
A segunda edição das BMX recebeu o nome de Pantera e deixavam a garotada da época em delírio, inclusive eu que, em dezembro de 1983, ganhei uma BMX Pantera com freio a tambor na roda traseira.
A parte mais excitante desta bicicleta era o freio, que realmente funcionava muito bem, desde que não estivesse molhada a lona ou o tambor.
A bicicleta não era tão refinadas quanto suas rivais da época como as Caloicross Extralight e Extranylon, pois ambas eram mais leves e melhor acabadas, principalmente a Light que tinha muitas partes importadas, mas aquele freio a tambor valia tudo o que as outras não tinham.
O Slogan para a época era o seguinte:
Monark BMX Pantera:
Você faz e acontece!
Sucesso de vendas nos anos 80
Monark BMX Pantera:
Você faz e acontece!
Sucesso de vendas nos anos 80

Preservar as bicicletas nacionais, é manter viva a história da nossa indústria, nossa memória e uma parte de nós mesmos.
Esta entrada foi publicada em Vintage e marcada com a tag Bicicleta antiga, BMX, BMX Pantera, Monark, Monark Especial, Restauração, Vintage Bikes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário